Sábado, 06 de Junho de 2020
(12)99147-9469
Anúncio
Cultura CULTURA

Fundação Cultural realiza encontro virtual de capoeira

A Capoeira Angola é uma manifestação cultural, tombada como patrimônio imaterial da humanidade

19/05/2020 18h30 Atualizada há 3 semanas
34
Por: Rafael Costa Fonte: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2020/maio/19/fundacao-cultural-realiza-encontro-virtual-de-capoeira/
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O VI Encontro de Capoeira Angola, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com o Grupo “Os Angoleiros do Sertão”, estará na versão virtual neste ano – o que permitirá a integração de capoeiristas do mundo inteiro. A Capoeira Angola é uma manifestação cultural, tombada como patrimônio imaterial da humanidade. O evento será realizado nos dias 29 a 31 de maio, pela plataforma gratuita Zoom.

Com caráter formativo e sem cunho competitivo, o Encontro busca o aprofundamento cultural das raízes afro-brasileiras, valorizando a cultura popular e de seus mestres. A Capoeira Angola integra a oralidade, a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo, o ritmo, a poesia e seus cantares populares, e vem sendo transmitida de geração para geração no mundo todo. O aprendizado desta prática coopera para a disseminação da cultura afro-brasileira e do bem-estar físico de seus praticantes.

O evento vai reunir, além dos mestres mais antigos de São José dos Campos, capoeiristas de diversas partes do Brasil, Alemanha, Inglaterra e Grécia, com profissionais, iniciantes, mestres e professores, trazendo oficinas, palestras, rodas de conversa e show para a comunidade capoeirista e não capoeiristas interessados, de modo virtual e gratuito.

“Esse momento da pandemia é desafiador e nós acreditamos que a inovação e a tecnologia vão dar conta de minimizar o sentimento da ausência do calor humano, comum em uma roda de capoeira”, disse a capoeirista e curadora do Encontro, Carla Natureza. Ela, que também é orientadora artística das oficinas culturais do programa Arte nos Bairros, afirmou que as aulas on-line têm funcionado bem, com boa receptividade por parte dos aprendizes, o que dá a ela uma expectativa positiva para o VI Encontro de Capoeira Angola #fiqueemcasa.

 

Programação

Dia 29 de maio (sexta-feira)

19h - Oficina de Capoeira Angola, com o Mestre Claudio (Feira de Santana-BA)

20h - Oficina de Samba Rural (Fundamentos, História, Oralidade, Cânticos de Vaquejada e Ritmo) e conversa com o Mestre Claudio

Dia 30 de maio (sábado)

9h - Oficina de Capoeira Angola e bate-papo, com a professora Paulinha (Londres)

11h - Oficina de Samba/dança e bate-papo, com a professora Gislene (Atenas, Grécia)

15h - Roda de conversa: “Capoeira: segurança e proteção”, com o Mestre Flavio Saudade (República Democrática do Congo) e Zoe Marriage (Inglaterra)

19h - Oficina de Capoeira Angola, com o Mestre Marrom (Taboão da Serra-SP)

21h - Forró Cremoso - Sanfona e voz de Clara Rodrigues (Campinas-SP) e a voz da Ana Risada na Quebrada e beat de Mara Baraúna (São José dos Campos-SP)

Dia 31 de maio (domingo)

9h - Oficina de Dança Afro, com Preta Lisie (Presidente Prudente-SP)

10h30 - Era eu, era meu mano: oficinas de Capoeira Angola, com Treinel Hulluca (Feira de Santana-BA) e com Treinel Onirê (Wuppertal, Alemanha)

16h - Roda de conversa com os mestres mais antigos de São José dos Campos: Lobão, Saci e Alcapone, representantes da história e construção da capoeira no município e região

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.