Sábado, 24 de Outubro de 2020
(12)99147-9469
Cidades Saude

Prefeitos de Taubate e Jacarei recuam e mantêm comercio fechado

Saude x Economia

28/07/2020 23h02
44
Por: Marçal Jr Fonte: O vale
Prefeitos de Taubate e Jacarei recuam e mantêm comercio fechado

A Prefeitura de Taubaté anunciou na tarde dessa terça-feira (28) que irá adiar a reabertura de salões de beleza, barbearias, academias, bares, restaurantes e similares, que estava prevista para essa quarta-feira (29).

O recuo, segundo o governo Ortiz Junior (PSDB), ocorre devido ao aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos últimos dias, acima de 60%, que é o valor permitido pelo Plano SP para o avanço da fase laranja para a fase amarela.

“Na sexta-feira [passada], quando o decreto [de mudança de fase] foi editado [por Ortiz], a taxa de ocupação de UTI do município estava em 57,1%. No domingo (26) este número foi para 68,5%, na segunda-feira (27) chegou na máxima de 77,1% e hoje (28) está em 74,2%”, argumentou  a gestão tucana.

“O número de resultados positivos também teve um aumento considerado. Somente nesta terça-feira são 166 casos novos”, prosseguiu o governo Ortiz, citando que existem atualmente na cidade “114 pessoas internadas com suspeitas ou já confirmadas para o novo coronavírus”.

‘REBELIÃO FRACASSADA’.

O recuo ocorre quatro dias após uma tentativa de rebelião por parte de prefeitos da região. Na sexta passada, após o governo João Doria (PSDB) informar que a região seria mantida na fase laranja do Plano SP, diversos prefeitos da região participaram de um anúncio coletivo em São José dos Campos, apontando erros nos dados utilizados pelo Estado para manter a RMVale na fase laranja e anunciando que, mesmo sem autorização do governo estadual, adotariam em seus municípios as regras da fase amarela.

Desde então, foram dias de reuniões com representantes do governo Doria, que negaram erro nos dados e pediram que os municípios desistissem de ignorar as regras do Plano SP.

Em reunião nessa terça-feira (28), prefeitos se comprometeram a desistir da abertura forçada caso o governo estadual reavalie os dados até a próxima sexta-feira (31). Por enquanto, apenas São José dos Campos, liderada por Felicio Ramuth (PSDB), mudou da fase laranja para a amarela.

COMUNICADO.

Após reunião na manhã dessa terça, a Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) emitiu uma nota dizendo que a região se mantém na fase laranja.

Sem apoio, o governo Ortiz recuou. “Frente a estes números e à orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Taubaté decide adiar o avanço para a fase amarela, permanecendo na fase laranja, conforme os protocolos já divulgados”, disse a gestão tucana, em nota.

“Aguardaremos o avanço do Plano SP e/ou a melhoria nos índices de leitos e casos positivos na cidade para avaliar a possibilidade da fase amarela em nosso município”, prosseguiu o comunicado.

“A Prefeitura de Taubaté tem muito interesse em retomar a economia e sabe da importância desse avanço, principalmente para os comerciantes da cidade. Mas precisa fazer isso de forma consciente, pensando, principalmente, na vida dos taubateanos”, concluiu a nota emitida pelo governo Ortiz.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.