Quarta, 14 de Abril de 2021
(12)99147-9469
Cidades Mobilidade

Novo Onibus elétrico é apresentado a moradores de São José

Mobilidade

15/03/2021 12h52 Atualizada há 4 semanas
40
Por: Marçal Jr
Novo Onibus elétrico é apresentado a moradores de São José

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Emoção. Essa é a palavra que define o sentimento de quem entra pela primeira vez no VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico de São José dos Campos. O modelo, único na América Latina, foi apresentado na cidade na última terça-feira (9) e estará exposto para visitação até o fim deste mês na cidade.  

O modelo de São José é o primeiro sistema urbano com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto. Os VLP’s de São José têm um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

O joseense Daniel Valentin de Matos, de 71 anos, ficou empolgado ao ver o veículo. “Ele é ótimo, gostei muito, lindo por fora e por dentro. Já trabalhei em seis empresas de ônibus, em São Paulo, aqui em São José, no Rio de Janeiro e nunca tinha visto um ônibus igual a esse”, disse o aposentado, que mora no Centro.

Com design moderno e arrojado, o modelo da carroceria é dedicado a chassis articulados com propulsão 100% elétrica, com zero emissão de gases nocivos, sendo mais econômicos, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes.

A moradora do Residencial União, na região Sul, Josefina Peres de Oliveira, de 57 anos, foi uma das pessoas que visitaram o veículo e já aproveitou o carregamento de celular pelas entradas USB, já que estava com o aparelho celular sem bateria.

“Sabia que tinha, mas a gente não acredita né, cheguei aqui, ele carregou em poucos minutos e pude fazer a foto, isso daqui é um sonho de consumo”, disse Jô, como gosta carinhosamente de ser chamada. “Vim conhecer aqui, sempre acompanhava e sonhava para essa hora chegar. Achei demais, é muito mais do que eu imaginava, um sonho do joseense”, completa.

A aposentada Alice Jacinto, de 62 anos, ficou emocionada ao entrar no veículo. “Estou sem palavras. É fantástico. É o que precisávamos aqui em São José”, disse a moradora do Jardim Paraíso, na região sul.

O VLP também chamou a atenção do casal Morgan e Raquel Hemerick, de 48 e 39 anos respectivamente, que ficaram surpresos e animados ao saberem que poderiam entrar no veículo.

“Tinha visto o projeto, depois vi pronto, mas ainda não estava em São José e agora tive a oportunidade de entrar. É muito bacana e mostra como a nossa cidade está evoluindo e passando essa fase de combustível fóssil para o 100% elétrico para os ônibus”, disse Morgan, morador do Jardim Belo Vista, no Centro.

“Tinha lido sobre o projeto no fim do ano passado e achado o máximo. Poder entrar nele foi uma experiência muito legal, agora eu quero é passear né risos”, disse Raquel.

Ao todo, a Prefeitura de São José dos Campos comprou 12 VLP’s e eles irão circular exclusivamente pela Linha Verde, um corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste --as mais populosas da cidade-- e a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo.

“Conheci agora e achei maravilhoso, São José está de parabéns, o conforto, o espaço, principalmente para o cadeirante, isso é muito legal”, comentou Silva de Fátima Pereira Gonçalves, de 52 anos, moradora do Jardim Terras do Sul, após a visita.

Os veículos possuem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Visitação

O VLP está disponível para visitação pública em frente à Igreja Matriz da cidade até o próximo sábado (13), às 14h. Na sequência, ele segue para o Shopping Jardim Oriente, onde ficará no estacionamento do Supermercado Shibata até o dia 21 e por último no estacionamento do Vale Sul Shopping, próximo a uma das entradas da Avenida Andrômeda, até o dia 29 deste mês.


" Ótimo, gostei muito, lindo por fora e por dentro e uma possibilidade melhor. Já trabalhei em seis empresas de ônibus, em São Paulo, aqui em São José, no Rio de Janeiro, e nunca tinha visto um ônibus igual a esse."

Daniel Valentin de Matos, 71 anos, aposentado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.