Sábado, 25 de Junho de 2022
°

-

Cidades Energia limpa

Urbam apresenta nova geradora de energia

Urbam

09/06/2021 às 11h35 Atualizada em 09/06/2022 às 15h11
Por: Marçal Jr Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
Compartilhe:
Urbam apresenta nova geradora de energia

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Urbam participou do evento “Diálogos Lixo Zero” na Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (6), na Câmara Municipal. O evento foi realizado em parceria pelo Instituto Lixo Zero Brasil, Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, Câmara Municipal e Prefeitura de São José dos Campos.

A Urbam apresentou a gestão integrada dos resíduos sólidos. O destaque foi a geração de energia verde renovável, por meio da Unidade Geradora de Energia do Biogás do Aterro Sanitário, em fase de instalação. A capacidade de geração de energia elétrica é de 1,56 MW e irá suprir o equivalente a 30% da energia consumida pelos prédios da Prefeitura - compondo a matriz verde energética planejada pelo município. O biogás é fonte versátil e sustentável de energia e será utilizado para a geração de eletricidade com forte compromisso com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A instalação está prevista para ser concluída em agosto.

A sustentabilidade também está presente nas demais ações nesta área, como a implantação da coleta seletiva em 100% da área urbana, além do subdistrito de São Francisco Xavier. A educação ambiental foi ampliada com novos programas como o “Meu Condomínio Recicla” e o “Nós Fazemos a Nossa Parte”. O Lixo Tour, ganhou destaque com o uso de realidade aumentada no Museu do Lixo e com a Recicloteca, que utiliza materiais recicláveis na produção de brinquedos e outros objetos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários