Sexta, 05 de Junho de 2020
(12)99147-9469
Anúncio
Cidades Mobilidade

Justiça determina liberação do cartão de gratuidade para idosos de São José

Mobilidade

06/04/2020 16h45 Atualizada há 2 meses
81
Por: marcal
Justiça determina liberação do cartão de gratuidade para idosos de São José

A Justiça determinou a liberação do cartão de gratuidade para idosos no transporte público de São José dos Campos (SP). A decisão, emitida na última quarta-feira (1º), atende um pedido do Ministério Público contra o bloqueio feito pela prefeitura, que impediu o uso do cartão durante a pandemia do coronavírus. A administração municipal não concorda com a decisão, mas afirma que vai acatá-la.

O Ministério Público justificou o pedido alegando que o bloqueio vai contra as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Segundo esta, não se deve restringir o transporte público, mas sim conscientizar a população acerca da necessidade de seu uso para situações essenciais como fazer as compras e utilizar o transporte público, por exemplo, fora do horário de pico", justificou a promotoria.

A decisão é da juíza Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim e impõe que seja aplicada multa diária de R$ 5 mil (limitada a R$ 500 mil) em caso de descumprimento da ordem.

 

O que diz a Prefeitura

 

A Prefeitura de São José dos Campos não concorda com a decisão da Justiça, mas afirma que irá acatá-la. Em nota, a administração informou que "lamenta a decisão imposta pela justiça que, contrariando todas as recomendações dos órgãos sanitários, em especial a Organização Mundial de Saúde, se traduz como um estímulo aos idosos a deixarem suas casas e utilizarem o transporte público em um grave momento de pandemia mundial do COVID-19, expondo-os à grave risco de saúde e morte".

A administração ressaltou que "o transporte dos idosos para fins de atendimento a saúde e acesso a programas sociais já estava garantido pela Prefeitura no sistema de transporte urbano do município, ficando restrito apenas para aquelas viagens consideradas não essenciais".

 

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.